Você é síndico(a)? Representante de uma administradora? Membro do conselho consultivo? Ou apenas um morador revoltado com o alto valor que paga todos os meses para custear os gastos do condomínio onde mora?Se sim, com certeza essa é uma das perguntas que se faz todos os dias: como reduzir os custos do condomínio?
Os moradores estão insatisfeitos? A inadimplência está cada vez maior ? O fundo de reserva está acabando? É hora de renegociar contratos!
Ao mesmo tempo em que a segurança e a manutenção do espaço em que passamos a maior parte do nosso tempo não podem deixar de ser prioridade é preciso se desdobrar para buscar aquela redução no valor da contribuição condominial. Porém isso não é tarefa fácil! Neste artigo vamos explicar algumas alternativas que podem contribuir para a otimização dos gastos do condomínio para aliviar o bolso dos moradores e ainda conseguir juntar aquele fundo de reserva confortável.
Uma simples olhada nos relatórios financeiros é suficiente para detectar qual é a maior fonte de gastos: contratados de limpeza e portaria.
Contratos de limpeza e portaria podem representar mais de 65% dos custos condominiais!
Os contratos de serviços relacionados a manutenção, zeladoria, portaria e limpeza podem representar mais de 65% dos custos condominiais. Como são muito representativos bastam alguns ajustes para começarmos a perceber a economia. Aqui vão algumas dicas.
- Otimizar o quadro de funcionários
Muitas companhias de terceirização não se preocupam em acompanhar o dia a dia de seus clientes, e não verificam se o quadro de funcionários que foi colocado no início do contrato continua sendo necessário. Para condomínios que estão começando ou que passaram recentemente por reformas, as obras e as mudanças dos moradores criam uma necessidade muito grande de limpeza e manutenção das áreas comuns . Uma vez terminada essa fase é hora de entender se ainda existe a mesma necessidade de manter tantos funcionários no contrato. A JRC Facilities desenvolveu um sistema exclusivo para monitorar em tempo real nossos contratos e reportar aos clientes com toda transparência a real necessidade do condomínio. Por meio do aplicativo Facilities 4.0 é possível identificar o tempo de execução de cada atividade e avaliar com eficiência a composição do quadro de funcionários que melhor atende cada condomínio.
- Trocar o regime de trabalho da portaria
A maioria dos condomínios opta por adotar uma portaria 24h, com regimes de trabalho conhecidos como 12×36. Isso significa que um colaborador ficará na portaria durante 12h seguidas (com pausas para descanso) e irá ficar de folga durante 36h (um dia e meio). Se fizermos as contas das horas necessárias chegaremos a conclusão que são necessários 3 funcionários para cobrir o posto, porém para isso um funcionário terá de alternar entre o período diurno e noturno. Como raramente encontra-se um funcionário disposto a alterar nos turnos, então comumente contratam-se 4 funcionários para o posto, deixando sempre um folguista excedente.
No entanto é possível adotar um regime que não é muito conhecido mas pode resolver o problema: o regime 5×2. Semelhante ao regime que estamos acostumados no “5×2” trabalha-se 5 dias e folga-se 2 independente se esses dias são finais de semana ou não. Dessa forma é possível cobrir a portaria 24h com 3 colaboradores. Isso reduz em 25% o custo da portaria.
A portaria robotizada pode reduzir em até 70% os custos com portaria!
- Adotar a portaria robotizada
Essa é uma solução oferecida pela JRC que pode reduzir em até 70% os custos com portaria. Diferentemente da portaria virtual, a portaria robotizada não necessita de qualquer funcionário no local ou em um call center para fazer o cadastro ou liberar a entrada pois o próprio visitante que quer acessar o condomínio faz seu cadastro no totem e aciona uma chamada de vídeo com o morador que poderá liberar o acesso ou não pelo seu smartphone. Todo acesso é registrado no servidor o que garante ainda mais segurança para o seu condomínio.
Além disso, se o sistema de CFTV for compatível com os sistemas da JRC existe a possibilidade de acessar as câmeras do condomínio através do seu celular ou até mesmo acionar o portão para veículos através dos smartphones devidamente autorizados.
A portaria robotizada oferece um sistema completo de segurança e automação que contribuem para a redução de custos!
- Automatizar as luzes e pontos de energia das áreas comuns
A última dica não tem a ver com os colaboradores que prestam serviços ao condomínio mas sim com uma solução que pode adicionar comodidade e economia ao seu prédio. Ao instalar relés de acionamento remoto, temporizadores ou até mesmo sensores de luminosidade e presença evita-se que determinadas cargas elétricas fiquem ligadas desnecessariamente.
A luz do salão de festas, os irrigadores automáticos das áreas verdes, os holofotes das vias de circulação ou lazer são todas cargas que podem ser automatizadas de forma a reduzir o gasto de energia das áreas comuns e consequentemente alcançar a almejada redução da contribuição condominial. Através do sistema da portaria robotizada da JRC essa solução completa pode se tornar acessível para os moradores do seu prédio !
Esperamos ter colaborado com a otimização dos custos do seu condomínio! A JRC Facilities é muito mais do que uma empresa de terceirização, oferecemos soluções de otimização em todas as áreas para seu condomínio e empresa.
Não está satisfeito com seus prestadores de serviço ou está precisando rever os custos do seu condomínio?
Entre em contato conosco através dos contatos:
Site: www.jrcfacilities.com.br / Whatsapp (19) 99334-1130 / E-mail: contato@jrcfacilities.com.br / Telefone (19) 2660-2185.
Aguardamos seu contato !
Deixe uma resposta